Stress é uma palavra derivada do latim, que foi popularmente usada durante o século XVII para representar "adversidade" ou "aflição". Em fins do século XVIII, seu uso evoluiu para denotar "força", "pressão" ou "esforço", exercida primariamente pela própria pessoa, seu organismo e mente.

O conceito de stress não é novo, mas foi apenas desde o início do século XX que as ciências biológicas e sociais iniciaram a investigação de seus efeitos na saúde física e mental das pessoas.

Stress, segundo o austríaco-canadense Hans Selye, que primeiro o definiu, é qualquer adaptação requerida à pessoa. Portanto, ele é neutro e se torna positivo ou negativo de acordo com a percepção e interpretação de cada pessoa.

O stress positivo, chamado de eustresse, como o negativo, chamado de distresse, causa reações fisiológicas similares: as extremidades (mãos e pés) tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e pressão arterial tendem a subir, o nível de tensão muscular tende a aumentar, etc. No nível emocional, no entanto, as reações ao stress são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda a pessoa, fazendo com que se intimide e fuja da situação.

As suas emoções e a sua saúde física dependem quase que exclusivamente da sua interpretação do mundo exterior. A realidade de cada pessoa é o produto de sua própria criação. E, quanto mais você entende as pressões e situações que lhe influenciam, melhor você se adapta às suas demandas.

Responda o teste abaixo para avaliar o seu grau de adaptação às situações do dia a dia.
ADAPTABILIDADE


Pense sobre os últimos 30 dias. Para cada afirmação abaixo, indique "verdadeiro" ou "falso" de acordo como descreve o seu comportamento ou as suas intenções:

· Acredito que alguns problemas não merecem a minha atenção.
· Relaxo quando sinto tensão muscular.
· Consigo ver o lado engraçado das situações.
· Muitas vezes deixo as coisas de lado por algum tempo para ter uma perspectiva sobre elas.
· Fico feliz quando acabo uma tarefa.
· Controlo as pressões, não permitindo que me dominem.
· Traço planos alternativos para lidar com os problemas.
· Quando tenho um problema, concentro-me nas soluções possíveis e no que posso fazer.

Quanto mais respostas "verdadeiro", mais positivo o seu comportamento.

Volta Top

 
Copyright© 2005 - Todos os Direitos Reservados. - Proibida a reprodução total ou parcial.